O plano de negócios é um documento reconhecido que descreve os resultados de sua pesquisa, análise e planejamento, e aponta como sua empresa será configurada e administrada.
Mas dependendo do público-alvo, pode não ser suficientemente detalhado para auxiliar na gestão do lançamento do seu projeto. Além disso, muitas vezes nem sempre descreve o tempo/recursos necessários em todas as etapas pré e pós-lançamento.

Portanto, analisamos como criar um planejamento adicional que o ajudará a criar um plano de negócios eficaz e ajudá-lo a lançar e administrar seus negócios.

COLOQUE SEU PROJETO NO PAPEL

Criar um negócio é um projeto. Isso significa que ele precisa ser gerenciado de forma eficaz, a fim de minimizar o tempo necessário para chegar a um lançamento bem-sucedido (o tempo é precioso e caro nesta fase de um negócio).

Realizar as tarefas certas é claramente essencial, mas a ordem em que você realiza essas tarefas também é importante para minimizar atrasos e retrabalho. Por exemplo, se estiver configurando um negócio de comércio eletrônico vendendo itens que você pretende comprar por atacado, o que você faz primeiro: comprar o estoque ou desenvolver o site? Ou você faz isso ao mesmo tempo?

Quanto tempo vai demorar? E em que ponto você deve configurar uma conta bancária comercial, finalizar os detalhes da embalagem, criar um logotipo, contratar um fornecedor de escritório virtual, etc?
É claro que você pode descobrir à medida que avança. Mas essa abordagem pode ser confusa, frustrante e levar muito mais tempo do que o necessário.
E, por outro lado, quanto mais curta a fase inicial do seu negócio, mais cedo você estará cumprindo a promessa do seu planejamento de negócios e encantando os clientes.

CRIE UMA LISTA

Ter uma lista de “Fazeres” é melhor do que nada. Mas, como dito acima, o momento das tarefas e a ordem em que são realizadas é importante e uma lista simples não ajuda muito a esse respeito.
Portanto, o que você precisa é de um plano pré-negócio.
Simplificando, este plano é uma lista de “fazeres” que mostra o que precisa ser feito e quando precisa ser feito.

Mas se você está construindo ou lançando um negócio on-line, as ferramentas empregadas para ajudar a gerenciar seu tempo e progresso devem ser sempre apropriadas para o tamanho e a complexidade do projeto.

CRIANDO SEU PLANEJAMENTO DE NEGÓCIOS

Para produzir o plano de negócio, primeiro você precisará de um lápis e borracha grande. Em seguida, siga os passos abaixo:
Anote todas as tarefas que você precisa realizar para configurar seu negócio (pode ajudar dividir o negócio em pedaços, por exemplo. Site, Produtos, Back Office, Marketing, etc.)

Desenhe setas entre as tarefas na ordem em que precisam acontecer (é importante lembrar que uma tarefa não pode começar até que várias tarefas anteriores tenham sido concluídas)
Adicione o tempo estimado que cada tarefa levará para ser concluída.

Opcional: adicione quem é responsável por cada tarefa.

Se você quiser saber quanto tempo todo o plano, ou certas partes, é estimado para concluir, trace as diferentes rotas através do plano, somando as durações.
As coisas vão mudar, então verifique e atualize o planejamento à medida que o trabalho progride e marque as tarefas à medida que você as completa.

IDENTIFIQUE SEU PÚBLICO-ALVO

Seu negócio não é para todos. Embora você possa pensar que todos vão adorar sua ideia, essa não é uma estratégia de negócios viável.
Um dos primeiros passos para lançar um negócio de sucesso é identificar claramente o mercado-alvo.
Mas para descobrir quem você segmentará, você precisa realizar pesquisas de mercado.
Esta é sem dúvida a parte mais importante do lançamento do seu projeto. Se não houver mercado para o seu negócio, a empresa falhará.

É simples assim.

Se você reservar um tempo para escrever um plano de negócios, poderá descobrir que não há um mercado viável para seu negócio antes que seja tarde demais. É muito melhor aprender essas informações nesses estágios preliminares do que depois de investir uma tonelada de dinheiro em seu empreendimento.
Para descobrir seu mercado-alvo, comece com suposições amplas e reduza lentamente. Normalmente, a melhor maneira de segmentar seu público é usando estas quatro categorias:

Comece com coisas como:

Como eu disse anteriormente, comece amplamente. Mas à medida que você continua passando por sua pesquisa de mercado, você pode ser ainda mais específico.
Quando você terminar, o mercado-alvo pode ficar mais ou menos assim:

Esse perfil abrange todos os quatro segmentos demográficos que mencionei anteriormente. Além disso, é muito específico.

ANALISE SUA CONCORRÊNCIA

Além de pesquisar seu mercado-alvo, você também precisa realizar uma análise competitiva. Você usará essas informações para criar sua estratégia de diferenciação de marca.

Quando você está escrevendo um plano de negócios, sua startup ainda não existe. Ninguém sabe sobre você. Não espere ser bem-sucedido se estiver planejando lançar a cópia de um concorrente.
Os clientes não terão motivos para mudar para sua marca se for a mesma que a empresa em que já conhecem e confiam.

Como você vai se separar da multidão? Sua estratégia de diferenciação pode envolver seu preço e qualidade. Se seus preços são mais baixos, esse pode ser o seu nicho no setor. Se você tem qualidade superior, também existe um mercado para isso.

Por outro lado, a análise competitiva deve ser realizada com a identificação do seu público-alvo. Ambos se enquadram na categoria de pesquisa de mercado do seu plano de negócios.

Depois de descobrir quem são seus concorrentes, será mais fácil determinar como sua empresa será diferente deles.

ORÇAMENTO

Você precisa ter todos os seus números em ordem quando estiver escrevendo um plano de negócios, especialmente se estiver planejando conseguir um financiamento para o investimento.

Em seguida, descubra exatamente quanto dinheiro você precisa para iniciar o negócio e permanecer operacional; caso contrário, você ficará sem dinheiro.
Ficar sem dinheiro é uma das razões mais comuns pelas quais as empresas iniciantes falham.
Tirar um tempo para resolver seu orçamento antes do lançamento minimizará esse risco.
Considere tudo. Comece com o básico como:

Esses números precisam ser precisos. Em caso de dúvida, estime mais alto. As coisas nem sempre saem de acordo com o planejado.

SEU PLANEJAMENTO DE MARKETING

Seu plano de marketing depende de tudo de que falei até agora.
Como você adquirirá clientes com base na pesquisa de mercado do seu público-alvo e na análise competitiva?

Essa estratégia também precisa estar alinhada com seu orçamento e projeções financeiras.
Adquirir clientes é caro. Você não quer investir todo o seu orçamento de marketing em uma estratégia ruim. Se não funcionar, você não tem nada para recorrer.

Antes de tentar qualquer coisa, resolva o básico primeiro:

Mesmo antes do lançamento oficial da sua empresa, você pode começar a criar seu site e perfis de mídia social.

A última coisa que você quer é que os consumidores descubram sua marca, mas depois não consigam encontrar seu site ou informações de contato. Ou pior, seja direcionado para um site quebrado ou inacabado.

POR FIM, MANTENHA SEU PLANEJAMENTO CURTO E PROFISSIONAL

Falei sobre muitos componentes diferentes do seu plano de negócios. Pode parecer esmagador, mas não se assuste.
Este plano não deve ser uma dissertação de 100 páginas.

Você definitivamente quer que seja detalhado e completo, mas não exagere. Não há um número exato de páginas que deveria ser, mas tem que ter pelo menos uma página por seção.
Também deve ser escrito de forma limpa e profissional. Não use gírias.

Por fim, revise-o quanto a erros gramaticais e ortográficos.
Lembre-se, talvez seja necessário usar isso para levantar capital. Portanto, as pessoas podem hesitar em lhe emprestar dinheiro se você ignorar as pequenas coisas, como gramática adequada.